460 Anos de São Paulo

Pensando sobre os 460 anos de São Paulo incluo memórias do passado, não minhas, mas das histórias contadas pelos meus pais. Meu pai nadou no Tiête, no corrego Pinheiros que passava onde está o terreno do Iguatemi. Jogou muita bola na João Moura, andou pacas de bicicleta. E ainda entrava no Paulistano pulando o muro para nadar e jogar tenis. Minha mãe de luvas toda arrumadinha pegava o bonde na Praça da Arvore e ia no cinema no centro, passear pela Republica, no Largo do Arouche. Fui muito ao centro com meu pai, no Mappin, pois ele trabalhou muitos anos na Light e adorava me mostrar o edíficio imponente próximo ao Municipal e do viaduto do Chá, ir no Banespa, a rua das ferramentas, Florencio de Abreu, a ladeira Porto Geral…na Sé eu ia com minha mãe na Barão ver as lojas de jóias…e tinha também o pastel, o Ponto Chic do Largo Paissandu e o mais aprovado pela familia o Restaurante do Papai que servia a famosa pizza de camarão. A minha maior alegria em São Paulo foi descobrir que a poucos metros de casa tenho um pulmão verde, incrivelmente conservado, com calçamento impecável de pedrinhas portuguesas e esculturas de Brecheret, onde a temperatura cai quase uns 2/3 graus por conta das arvores enormes centenarias, uma sombra perfeita para quem não pode tomar sol. Parece o paraiso. Frequentado por casais de todos os tipos, como diz o Morrison do The Smiths, humanossexuais, crianças, praticamente vazio…limpissimo…um oasis…a esperança que querendo pode e deve ser feito o melhor. E onde? encravado no meio da Av. Paulista…chega ser quase uma miragem. Ninguém vai porque acha que não existe, que é perigoso. Meus parabéns vai ao Parque Trianon que sobreviveu a esses 460 anos de detoriação da cidade que poderia ser uma das mais imponentes do mundo e a nós mais de 10 milhões que enfrentamos essa selva diariamente…Le chaim!
Deixe um comentário

