Mapplethorpe no Grand Palais em Paris

O Getty Museum é um local bem particular. Fica no alto de uma montanha em Los Angeles em um projeto arquitetônico absurdo do Richard Meier. Os jardins, a iluminação das salas, as portas gigantescas de vidro, a vista de toda a LA, as esculturas no jardim, tudo maravilhoso. Menos o acervo. Eu francamente detesto o acervo do Getty. A última vez passei praticamente correndo nos corredores para ver se tinha melhorado, e piorou. Agora tem muito mais obras, da mesma época chatíssima. Parece que passaram no Louvre e compraram tudo que tinha de velho e desinteressante do acervo para encher aqueles edifícios maravilhosos do Meier.

Depois de muito andar, em uma salinha escondida tinha uma exposição minúscula mas de cair o queixo do MappleThorpe. Ou seja, quando for ao Getty, não desista. Fiquei extasiada. Imaginando a vida dele e da Patti Smith no auge da década de 70. Aquela loucura de NY. Fotos feitas com câmera, filme, sem photoshop, sem truques, sem correções, e simplesmente maravilhosas.

Na mostra tinham quatro séries, os auto-retratos, as flores, os nus femininos e os nus masculinos.

Robert Mapplethorpe nasceu em 1946 no Queens. Estudou no Pratt Institute desenho, pintura e escultura. Seu trabalho fotográfico começou documentando a vida de NY. O resultado das suas fotografias chocavam as pessoas pelo conteúdo e ao mesmo tempo encantavam pela técnica. Ele procurava o inesperado, como disse para ARTNews em 1988 e não chocar.

Essa seleção de fotos, mostram o olhar de Mapplethorpe em seus auto-retratos, nus, e a delicadeza das flores. O livro de fotos das flores é uma obra-prima. Pena que não comprei, era enorme e pesadíssimo, mas recomendo.

Dia 26 de Março, inaugura a exposição de Mapplethorpe no Grand Palais em Paris, onde 200 imagens vão retratar sua carreira entre 1970 e 1989, quando infelizmente ele morreu. Quem estiver por Paris não perca.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s