Os 50 ovos imperiais de Fabergé

Este slideshow necessita de JavaScript.

Essa semana li uma matéria curiosa sobre uma pessoa que comprou por U$ 14.000,00 em um antiquário um ovo Fabergé, não original, mas de ouro, e acabou descobrindo que era um dos 50 ovos imperiais, que valem algo como U$ 30.000.000,00. Nada mal.

Eu vi em NY no Metropolitan na década de 90, uma exposição de jóias e ovos iconicos de Fabergé e fiquei deslumbrada. A precisão, os detalhes, a quantidade de ouro, de pedraria, as cravações em diamantes, rubi e outras pedras, marfim, os desenhos em enamel, os temas, tudo maravilhoso e realmente único. Adoro essas exposições do MET que fogem do convencional, sobre moda, joalheria, entre outras. A The Matilda Geddings Gray Foundation Collection está exposta novamente no MET até novembro de 2016 e podem ser vistos três ovos Imperiais e vários outros objetos e jóias. Matilda começou a colecionar a partir de1933, também artista, passou a ser a maior colecionadora de Fabergé do mundo.

Em 2004, Victor Vekselberg, grande empresario ucraniano, comprou nove ovos imperiais da Forbes Family de NY e exibiu sua coleção em 2007 no Kremlin. Hoje ele possui 11 ovos imperiais. No Kremlin Armoury Museum em Moscou podem ser vistos 10 ovos imperiais.

O primeiro ovo de Páscoa Fabergé foi feito para o Czar Alexandre III, que deu de presente para sua esposa, Maria Fedorovna, em 1885. O primeiro ovo parecia mesmo um ovo de verdade, era pintado de enamel branco fosco e dentro a surpresa, todo de ouro, revelava a gema, por volta de 10cm, mais a base. Dentro da gema havia uma galinha feita de ouro e dentro da galinha uma replica do diamante da coroa imperial. Esse ovo ficou conhecido como o Hen Egg, ou ovo galinha. Maria Fedorovna gostou tanto do presente que encomendou outro a Peter Carl Fabergé no outro ano. E a partir daí os ovos começaram a ser mais elaborados, com variados temas e sempre contendo uma surpresa no seu interior. Os ovos começaram a ficar famosos e Fabergé fez alguns para outros clientes, como a Familia Rothschild, os Yusupovs. Entre 1885 e 1917, foram feitos 50 ovos imperiais, mas apenas 42 estão catalogados e se tem notícias, 8 sumiram. Parece que esse dessa semana faz parte dos 8 sumidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s