“ Napoleão 15 Agosto 1769”

Na minha época de EKB, Ester Krivkin Bijoux, fiz uma pesquisa enorme sobre beading, a técnica de amarrar bolinhas muito popular no Japão e o mais antigo acessório de moda humano. Afinal amarrar duas bolinhas em um cordão é mais antigo que os homens das cavernas.

Os beads são as bolinhas, pedraria com furo, que usamos para criar as bijoux. Qualquer tipo de pedra, semi-preciosa, de plástico, de cristal, de murano, de metal, de ouro, de prata, de bronze, de ceramica, de barro, de madeira, até de semente, é um bead. Os beads me levaram para as jóias, pois queria entender melhor as pedras preciosas e semi-preciosas. As jóias me levaram para história. Eu acho bárbaro entender a história através dos costumes, quer seja moda, quer seja culinária.

Nesse estudo eu descobri a acrostic jewlery, ou as jóias que falam, pois tem algum significado. No final do século XVIII na França, Inglaterra, era comum se presentear os entes queridos com jóias onde era possível ler alguma frase, através das pedras cravadas. Cheguei até fazer uma pulseira de beads imitando essa técnica, inspirada nesses braceletes de Napoleão. Tenho esse fascínio por Napoleão. Napoleão encomendou vários braceletes acrostic para comemorar suas conquistas, nascimentos, casamento, e outros eventos.

Os primeiros três braceletes se lê:

“ Napoleão 15 Agosto 1769”
“Marie Louise 12 Dezembro 1791”
“ 27 Março 1810, 2 Abril 1810” , data dos primeiros encontros com Marie Louise.

Muito romântica essas peças, me encantam cada vez que olho. Uma semana com muito amor e energia positiva para todos.

Deixe um comentário

