San Ginés, Churros, Chocolate y Porras



No meio de uma matéria dos seis melhores lugares do mundo para chocolatras visitar, está a chocolateria San Ginés de Madrid. A San Ginés foi inaugurada em 1894 no Pasadizo de San Ginés, no centro antigo de Madrid.

Fiquei emocionada agora, essa eu até chorei. Puxa, quantas e quantas madrugadas, eu fiquei sentada esperando a San Ginés abrir, depois de uma balada na Joy, ou em outras tantas casas da cidade. A noitada em Madrid começava nos bares para tomar caña, como o Viva Madrid, na Plaza de Santa Ana, ou ouvir jazz no Populart, na Calle Huertas, depois ir dançar, e aí esperar a San Ginés abrir.

Se eu não me engano era por volta das 6h da manhã, parece que hoje abre 24hs. Eu, e todos os notívagos da cidade, que a impressão que dava, era praticamente toda a cidade, esperávamos ansiosos por aquele delicioso churros mergulhado no quentinho chocolate. Nada melhor para aquecer a madrugada fria madrileña e para cortar a bebedeira.

Nessa época Madrid tinha a melhor noite do mundo, comparada só com Ibiza. Os amigos que vinham me visitar, achavam que iam ver a Guernica de Picasso, o Prado, Goya, que nada passavam o dia dormido, depois da balada. Era balada de terça a sábado. Segunda para recuperar e domingo dia do cinema e do Retiro. E para voltar para casa? tinha que andar muito, pois era impossível pegar taxi, ou se esperava o metro abrir. Mas como a cidade inteira estava andando, era divertido.

Certa vez encontrei uma amiga da minha mãe com a família, em turismo na Espanha passeando pela Plaza Mayor pela manhã. Eu estava com aquela cara toda borrada, toda amassada, praticamente com os sapatos na mão. Essas coisas que não são para acontecer e acontecem, pois afinal o mundo é um ovo. Nunca esqueço, a mulher me perguntou onde eu ia, e eu disse: “Indo? Não tô voltando para casa.”. Assim era Madrid em 1989.

E o que tem a San Ginés de tão especial? Três itens no cardápio: café, e um churros sequinho delicioso que você mergulha em um chocolate quente, que só existe na Espanha. Se preferir pode ser com as porras, que são churros mais parecidos com os nossos, gordinhos. É indescritível de bom.

Madrid, me hecha de menos. Espero volver pronto a Madrid y pedir mi chocolate con churros…

http://www.chocolateriasangines.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s