Mariana Palma

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mariana Palma nasceu em São Paulo em 1979 e formou-se em Artes Plásticas na FAAP. Estou impressionada com seu trabalho. Mariana diz que se encanta com as cores e que se inspirou no barroco flamengo e no barroco renascentista. Não sei se a necessidade dos críticos em “classificar” obras levou Mariana a essa reflexão, mas vejo muito mais referências contemporâneas onde tecidos, flores, natureza dançam na tela, entre pedaços de corpos desfigurados, ralos, tudo em movimento, talvez aí o barroco, com muita luz, talvez aí o flamengo, mas o que importa é o resultado atual do seu trabalho. Muito meticuloso, cheio de detalhes. Composição de cor perfeita e criação de padronagens arabescas e concretas, movimento, os tecidos viram verdadeiras criaturas nas suas telas. Em alguns quadros aparecem os ralos, como se a imagem fosse sugada por alguma força e as vezes o ao contrário como se brotasse do ralo.

Lembra Klimt, Matisse, Milhazes ou Janaina Tschape, ou é apenas Mariana. Principalmente na nova série de aquarelas.

Encontrei um depoimento onde ela explica como faz os movimentos dos tecidos e suas padronagens. Mariana utiliza tecidos de verdade para reproduzir o movimento e as sombras como referência, mas na sua maioria são imagens criadas por ela e retratadas em grandes telas pintadas à óleo. O mesmo acontece nas aquarelas, onde ela utiliza referências de plantas e flores de verdade, mas distorcidas na sua própria realidade.

O resultado é magnífico e bastante demorado.

Mariana é representada pela Galeria Triângulo e acabou de editar um livro, onde retrata sua jovem trajetória como artista.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s