Eduardo Souza Campus

Este slideshow necessita de JavaScript.

Hoje saiu a lista de 30 e poucos nomes que já estão confirmados para 31o Bienal de São Paulo. A curadora israelense Galit Eilat fala do tema da Bienal, Como Falar das Coisas Que Não Existem?. Nessa lista encontra-se Thiago Martins de Melo, artista jovem de 33 anos de São Luis do Maranhão, que pinta a óleo universos bastante perturbados, onde diversas referências a morte surgem, em rostos marcados por sofrimento. Forte não, fortíssimo e muito bem feitas, difíceis, mas fortes. Remetem a cenas dos quadros renascentistas, mas com uma linguagem totalmente diferente e o Thiago quase sempre aparece nas cenas.

Lembrei do meu grande amigo Eduardo Souza Campus, paulista de 34 anos, e a sua série de pinturas a óleo que ele apresentou a mais de 10 anos, com curadoria do Olivio Guedes, e que na época com certeza chocaram o público. Darwin, O Corvo, O Beijo, e diversas outras retratações do Du de como ele enxerga esse mundo. O Du é um dos meus amigos geninhos. Nem sei se posso dizer geninho, diria genião. Fez parte da minha equipe de criação da PSN, liderando a equipe de animadores. Suas criações eram tão geniais, que toda equipe aguardava ansiosamente a charge animada da semana. Confesso que muitas vezes eu não entendia nada. As referências do Du são tantas, que só sendo muito intelectual para captar a mensagem. Fui procurar algum quadro dessa época e entrei no seu site com todo o seu portfolio. Fiquei viajando pelo conteúdo, desviei totalmente do assunto Bienal e a cada novo trabalho, mais uma surpresa. Caramba, haja criatividade. O Du é um excelente criador de personagens, designer, artista, tem uma cabeça e um papo genial, e ainda é casado com a Lili, formada em história da arte e famosíssima blogueira, e tem a Luisa. Incrivelmente formaram uma família que também compõe esse quadro genial e que participam ativamente da sua obra com várias estórias de amor, inclusive em campanhas publicitárias, família multi-tudo. Família linda.

Tentei selecionar uma parte dos seus trabalhos, mas vale visitar o site, pois é tanta coisa e tão diverso o portfolio, que nem dá para mostrar. Só encontrei trabalhos até 2009.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s