Não entendo nada de futebol.

Não entendo nada de futebol. Não sabia nem quem eram os jogadores do Brasil antes de começar a Copa. Vou dizer que não conseguia lembrar como era a cara do Messi. Mas, adoro ver Copa do Mundo. Adoro essa sensação de pertencer. De conjunto. Aliás eu acho que todas as manifestações de conjunto são sempre muito emocionantes (para o bem claro). O primeiro hino em Capela no jogo da Croácia, chorei que nem criança. Muito lindo. Estou de saco cheio dessa falta de respeito por nós brasileiros, mas mesmo assim me dei essa oportunidade de esquecer tudo para me entreter um pouco. Nem fiz questão de ir aos estádios, apesar de saber que é algo inesquecível. Já fui a muitos jogos de futebol. Ontem eu assisti novamente o jogo, ouvi os depoimentos do Felipão e do Parreira. Li praticamente todas as matérias nacionais e internacionais. No final da noite grudamos na tv aqui em casa para ver o programa da Fox Sport com o Falcão, o Zico, meu primo Beni, mais um cara que foi juiz que não sei o nome, um argentino que entedia pacas de futebol e mais outro que não sei o nome. Foi o primeiro que assisti, queria ver meu primo na tv. E fiquei muito surpresa. Super bacana, muito profissional a mesa redonda, fizeram uma análise mais que profunda do jogo da Argentina e da Holanda, mas era impossível não falar do Brasil. Duro entender o que aconteceu. Perder faz parte de qualquer esporte. Perder do jeito que o Brasil perdeu é um atestado de incompetência jamais visto na história do futebol e das Copas. Como que jogadores tão “milionariamente” bem pagos, que jogam nas melhores equipes do mundo, mesmo sem treinar muito juntos, mesmo sem o Neymar e o Thiago Silvia, mesmo com o erro do Felipão na escalação, conseguiram tomar 4 gols em 6 minutos? Nem os jornais alemães comemoram a vitória, falam da derrota. Que graça tem ganhar desse jeito? os alemães treinaram mais, tem uma técnica robotizada impressionante, mas sabemos que o improviso brasileiro, a tal sorte, os dribles, as jogadas individuais, sempre deram melhor resultado. Contar só com o goleiro não dá, apesar que nessa Copa fiquei impressionada com os goleiros, um melhor que o outro. O Zico falou algo bem interessante ontem, a equipe é formada por mais de 40 pessoas, entre técnico, auxiliares, médicos, reservas, jogadores, e sei lá mais quem. Não tem culpa de uma pessoa, nesse caso a culpa é da equipe inteira. Não tinha 1 jogador no campo, eram 11. Todos falaram na falta de entrosamento da equipe, por cada um jogar em uma parte do mundo, pela falta de treinamento coletivo por muito tempo, algo que a Alemanha tem feito nos últimos 6 anos. Podemos ficar anos discutindo, mas nada justifica aquela cena horrorosa dos 4 minutos de bombardeiro no gol. Como disseram ontem vamos ficar marcados com essa derrota por muito tempo. Me passou algo pela cabeça que talvez faça algum sentido. Nunca estivemos tão estressados. Dizem que a quantidade de pessoas com problemas de depressão em cidades grandes do Brasil vem crescendo assustadoramente e estou na lista com dois problemas sérios, talvez por isso até entenda alguma coisa. O brasileiro explodiu, não aguenta mais esse descaso. Os jogadores mesmo com grana, são, na sua maioria, de famílias humildes. Eles sabem que esses bilhões deveriam ir para outras finalidades. Tinham na cabeça essa responsabilidade de dar ao povo brasileiro essa alegria. E o psicológico, a pressão, a falta de controle emocional de uma equipe muito jovem ainda muito imatura emocionalmente, fez todos ruírem perante a frieza característica do alemão e a técnica inquestionável. Vamos torcer para aguentarem o tranco com a Holanda, pois do jeito que a coisa foi na quarta, dá medo…

Deixe um comentário

