12 Anos. A bat-mitzváh.

A maioridade religiosa judaica é o momento em que você aprende a ler o sidur, o livro de rezas, e tem idade para participar dos rituais de orações. Durante milhares de anos foi comemorada a maioridade dos meninos aos 13 anos, o Bar Mitzváh. Acontece que o mundo mudou e o judaísmo se modernizou e incluiu um pouco mais as mulheres nos serviços e rituais religiosos. Assim as meninas comemoram a Bat Mitzváh com 12 anos.

Na minha época, a cerimônia das meninas era coletiva, diferente dos meninos, que tem seu dia único e exclusivo para rezar, ou no máximo três, se tiver um congestionamento na sinagoga, mas cada um de uma vez. Já as meninas se reuniam um dia, as vezes 30, 40, e faziam uma cerimônia muito bonita, como um coral. E depois era feita uma comemoração familiar. Hoje fazem-se festas de meninas como as dos meninos. As famosas e suntuosas festas judaicas de Bar e Bat Mitzváh, que mais lembram casamentos.

A minha comemoração foi totalmente diferente e tão inesquecível quanto a minha viagem. Resolveram no nosso ano fazer uma experiência diferente e fizemos a cerimônia em um sítio, Ingá, que pertence a Congregação Israelita Paulista (CIP) e fica em São Roque. E lá fomos nós, umas 30/40 meninas, passar 4 dias em Ingá em uma imersão de tradições judaicas com direito até a aprender a fazer chalá, o famoso pão trançado do Shabat, aulas de canto, aulas de rezas e uma farra daquelas. Um monte de crianças juntas? imagina a zona.

No dia da Bat, o domingo, vieram as famílias, os pais e alguns poucos familiares e amigos para assistir a cerimônia. Todas vestidas de branco. E meu tio Sigbert que entregou nosso “diploma” de Bat Mitzváh para cada uma das meninas.

As fotos dizem tudo…

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s