Abraham Palatnik

Nasceu em Natal em 1928, filho de imigrantes russos de origem judaica, logo foi morar em Tel Aviv, onde estudou pintura, desenho, história, filosofia da arte e engenharia, especializando-se em motores a explosão. Voltou ao Brasil em 1948 e se estabeleceu desde então no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até os dias de hoje, com seus 86 anos de idade. Palatnik é considerado um dos pioneiros da arte cinética. Como ele mesmo define, seu trabalho alia a tecnologia a arte. Seus objetos cinéticos utilizam o mais avançado conhecimento de física, engenharia e noções de tempo e magnetismo para criar obras com movimentos e beleza únicas.

Até 15 de agosto o MAM estava com uma exposição da obra de Palatnik, a maior já feita no Brasil. Uma sala era dedicada exclusivamente aos objetos cinéticos, outra parte da exposição as suas pinturas, outra aos móveis e outra sala fechada as suas projeções, onde a luz e o prisma das cores são trabalhados para criar imagens incríveis.

A obra de Palatnik encanta por uma perfeição de quem tem essa veia de engenheiro, impecável em acabamento, uma composição de cores lindíssima, e fica uma dúvida: “Como é que ele faz isso?”. Você olha os trabalhos feitos de madeira e outros materiais, a colocação milimétrica das listras, o detalhe das pinturas em uma precisão também absurda, e pensa que mão é essa, um cirurgião da arte. Perfeito. Lindo. Encantador.

A obra de Palatnik possuí vários momentos, dos objetos cinéticos, os móveis e a coleção de dezenas e dezenas de animais feitos de resina de poliéster que foram pensados como objeto de decoração e hoje são colecionados no mundo todo. Sou fascinada com esses animais, principalmente a baleia e o pelicano.

Quem perdeu a exposição no MAM pode conhecer um pouco do trabalho de Palatnik na Galeria Nara Roesler em São Paulo, que representa o artista. As fotos com descrição desse álbum são da galeria e todas estavam na exposição.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s