Tortão “baseado” na receita da famosa tortinha de frango do Ritz

10662115_10153115473458272_6809241565635897292_o

(com meus comentários e adaptações da receita, lembre-se essa torta só tem tampa não tem a parte de baixo da massa)

Recheio:

500 gramas de peito de frango cozido e desfiado,
70 gramas de margarina, —> troquei por 70gr de manteiga sem sal
1/2 xícara de farinha de trigo
750 ml de caldo de galinha, —> para fazer o caldo: refogar uma cebola em azeite, colocar as cenouras, cheiro verde, louro e salsão. Temperar o frango com limão, sal e pimenta do reino. 1 litro de água, ou o quanto basta. Cozinhar o frango nessa marinada. Tirar o frango e desfiar. Coar o caldo. Reservar as cenouras.
1/3 xícara de salsinha picada
1 colher (chá) de sal
1 cenoura cozida
4 azeitonas verdes sem caroço
e 1 pitada de pimenta-do-reino.

Numa panela, derreta a margarina (ou no meu caso manteiga) e aos poucos junte a farinha até formar uma massa homogênea. Vá adicioando aos poucos o caldo de frango e mexendo até engrossar. Acrescente o frango desfiado, a salsinha, o sal e a pimenta, e misture. Reserve.

Massa: 1/2 kg de farinha de trigo, 250 gramas de banha, —> troquei a banha por manteiga (200gr), usei um pouco menos de 1/2 kg, veja que dá para uma forma enorme! A massa fica totalmente diferente da do Ritz, achei mais gostosa.
1/4 colher (chá) de sal e
1 1/2 colher (sopa) de água —> aí vem o truque, não é bem 1 1/2 colher e sim um pouco mais até a massa pegar ou unir, parar de esfarelar.

Na batedeira —> bater a manteiga gelada em pedaços, ir acrescentando a farinha, sal e água, até a massa ir grudando ou parar de esfalelar. Essa é uma massa de torta podre, logo é meio esfarelada mesmo. Com a mão terminar de amassar e fazer uma bola. Colocar uns 15 minutos na geladeira para conseguir abrir.

Montagem Ritz: divida a massa e o recheio em 4 partes. Em fôrma individual, coloque uma camada de recheio. Acrescente 2 rodelas de cenoura cozida e 1 azeitona verde em cada uma delas. Coloque por cima a outra parte do recheio. Abra a massa com um rolo numa espessura de cerca de 0,5 cm. Cubra o recheio com a massa epincele com gema de ovos. Coloque em cima de cada torta 4 metades de amêndoas torradas. Asse em forno médio (175o C) por 30 minutos.

Fiz em uma forma retangular refrataria de lasanha. Um pouco difícil de cobrir com a massa, mas dessa vez deu mais certo! Fica uma delícia! Bom apetite. Acompanha super bem com uma saladinha básica de alface, tomate e pepino e uma bela pimenta.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s