A cabeça do ano.

Amanhã judeus de todo o mundo comemoram a véspera de Rosh (cabeça) Hashaná (do ano), ou o ano novo judaico. Estamos em 5775. Soa esquisito falar que estamos há mais de 3 mil anos na frente do calendário cristão não? Convenções. Somos o tempo todo impostos a convenções.

Na minha convenção judaica, o meu ano novo é amanhã. Vamos comemorar com um jantar daqueles nababesco, típico de qualquer iddishe mame, repleto de gefilte fish para os ashkenazis e de outras iguarias a base de cordeiro dos sefaradis. Vamos comer uma fatia de chalá com mel, mas dessa vez redonda, nosso pão típico de festas, que normalmente é comprido e trançado. Redondo para lembrar que o ano tem um começo e um fim. O mel simboliza que tenhamos um ano doce, doce em harmonia, em atitudes, em relacionamentos.

A chalá redonda convenciona que terminou mais um ciclo. E que tal parar para pensar o que aconteceu nesse ciclo? Teremos 10 dias entre a cabeça do ano e o dia do perdão, ou Yom (dia) Kipur (perdão). Nesse dia vamos parar tudo que estamos acostumados a fazer. Desligar do mundo, da tv, das medias sócias, do telefone e ter 24h de introspecção, nem podemos comer ou beber. A idéia é refletirmos sobre como foi esse ciclo e nos prepararmos para o próximo.

E é assim todo ano. E que sejamos inscritos novamente no livro da vida. E que sejamos tolerantes com as convenções, crenças e diversidades de todos os povos e indivíduos desse planeta.

Shaná Tová Umetuká Lekulam!

Um bom (tová) ano (shaná) bem docinho (umetuká) para todos (lekulam) judeus e não judeus. Todas as pessoas queridas do meu coração.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s