Teste de Resistência.

Teve uma época que os aparelhos eletro-eletrônicos, carros e computadores eram feitos para serem trocados o mais rápido possível. O computador dava pau o dia todo, queimava um monte de peça, o hard disk ficava fragmentado e lento, a memória era desmemoriada, o monitor marcava a tela e nem se fala nas conexões. O modem era insuportável de lento e ainda tinha que esperar aquele toque de hand shake. A experiência era mais uma tortura, onde você passava o dia consertando o device e os paus de software, ao invés de desfrutar o uso.

Os pneus dos carros da minha infância furavam direto. Lembro de ir em borracharias, daquelas imaginárias, com calendários de mulher pelada pendurado em paredes tão imundas que nem dava para identificar a cor dos azulejos. Mecânica então era o programa de praticamente toda sexta-feira. Tudo quebrava. A lataria enferrujava e o funileiro sempre te enganava e ao invés de fazer o trabalho bem feito enchia de massa. Tinha que bater na lataria para ver se tinha massa, senão pipocava tudo e aí começava a enferrujar. Motor fundia. Rádio não pegava. A nossa Brasilia apodreceu o piso e quase caiu, imagina só?

Já com a televisão o problema era a antena. Quem não lembra de ter que ficar com a mão na antena virando de lado e apelar para o famoso bombril? Imagens fantasmas, listras, sem audio. Levantar e tentar sintonizar em algum canal. E quando esquentava muito não aparecia a imagem. Tinha fusível! Carro também queimava toda hora os tais fusíveis.

Geladeira não gelava, escorria água pelas paredes. O freezer congelava ao ponto de as vezes não conseguir abrir a porta. Tinha que descongelar a geladeira. Tarefa bem da chata. O fogão para acender as bocas era com o fósforo ou o famoso magic click, que alias eu acho o máximo. O lance era o medo de explodir o forno na hora de jogar o fósforo. E trocar botijão de gás ein? que medo.

E aqueles filtros de galão de água que tem que ter um homem forte e disposto sempre para trocar?

Pois então, tenho 47 anos vivi tudo isso e muito mais.

Hoje os computadores funcionam muito bem. Duram muito mais anos. As tvs ocupam bem menos espaço, tem a comodidade do cabo, do controle remoto. Se você tiver uma visão ainda humana, vai se tocar que os milhões de novos pixels que anunciam nos novos modelos, seu olho, ainda humano não vai conseguir ver. O tal 3d você vai usar 1 vez e desdenhar toda a geração que teve a infeliz idéia de criar isso. A internet na tv você nunca vai acessar. O gravador, se você for que nem eu, não vai conseguir usar, por total incompetência em acertar o dia, hora e programa. Já o controle remoto você vai rezar para inventarem 1 com 1 comando apenas (a apple tv já tem), pois o resto não serve para nada. Aquele monte de tipo de conexão que vem escrito na caixa bem grande, você vai perceber que é para enfeitar a caixa.

A geladeira não congela. Fogão tem acendimento automático. Evite qualquer coisa nova, pois vão inventar algum circuito eletrônico inútil e a simples tarefa de acender um fogão pode virar um inferno. Esse fim de semana o fogão novo da minha mãe deu um baile na família toda. Quem é que conseguia entender como programava aquilo? programar fogão? pqp.

Caímos na tentação e há uns 5 anos atrás compramos um fogão novo. Quando chegou em casa, veio um técnico fazer a “inspeção” para instalar e paratanto teriamos que fazer uma reforma na cozinha. O mesmo técnico ficou surpreso: “ Mas o fogão da Senhora está novo!”. Eu respondi: “É mas as bocas não acendem mais”. Ele disse: “Minha Senhora com 45 reais resolvo seu problema. Esse fogão é mil vezes melhor que esses novos”. Fiz um escândalo na empresa que comprei o fogão, pois era um absurdo ter que reformar a cozinha e não tinha sido orientada para isso. Recebi a grana de volta. E o técnico arrumou o nosso.

Depois dessa eu nunca mais corri para o novo modelo aluminium-super-extra-chubbs. Estamos fazendo um teste de resistência. Nosso fogão tem 18 anos, a geladeira 15, máquina de lavar 15 também e o ar condicionado 13. Todos inteiros, limpinhos, bonitões e funcionando perfeitamente. Rezo para que todos continuem funcionando para sempre.

Mudança no consumo.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s