Delson Uchôa

Nasceu em 1956 em Maceió, Alagoas. Delson chegou a se formar em Medicina em 1981, mas em paralelo já estudava pintura na Fundação Pierre Chalita. Passou por Paris, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Alemanha, sempre visitando Macéio. Em 1993 retorna a Macéio e fixa residência. Participou da 24a Bienal de São Paulo em 1996 e de diversas exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. A obra de Delson é o Brasil localizado no Nordeste em uma explosão de cores. Muito vibrante. As pinturas utilizam telas sempre muito grandes, metros de lona de algodão e até de plástico, pintadas com tinta acrílica, poliéster, resina e outras materiais. As vezes as telas tem duas camadas.

Delson passa anos pintando sobre essas telas como se o trabalho fosse sempre inacabado, terminando apenas quando as telas são retiradas do seu entorno. Vários elementos do folclore, das tradições e da natureza nordestina se encontram no seu trabalho em sobreposições. Os bordados, o fuxico, a renda de bilro, os iguarapes. Camadas e camadas de cores e elementos, formando sempre um conjunto de beleza impactante.

Para conhecer Delson Uchôa, visite a Galeria Luciana Brito em São Paulo, a SIM Galeria de Curitiba ou quem sabe seu atelier em Macéio.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s