Lygia Pape

Pesquisando para escrever sobre Lygia Pape (1927, Nova Friburgo – 2004, Rio de Janeiro) acabei revisitando a exposição: “Lygia Pape: Magnetized Space”, que foi realizada na Serpentine Gallery de Londres de 7 de Dezembro de 2011 a 19 de Fevereiro de 2012. Essa mesma exposição veio para Pinacoteca de São Paulo em março de 2012 e reuniu 200 obras, entre pinturas, relevos, xilogravuras, perfomances, vídeos, fotografias, produção cinematográfica, cartazes de filmes, poemas, colagens e dezenas de documentos.

A mostra foi organizada pelo Projeto Lygia Pape, presidido por sua filha, Paula Pape, pelo Museu Reina Sofia e pelos respectivos espaços expositivos em São Paulo, Rio de Janeiro e Londres. Adrian Sealer, crítico de arte do The Guardian, fala sobre a obra Livro do Tempo, uma instalação composta de 365 pequenos quadros feitos de madeira utilizando cores primárias formas concretas e preto e branco.

Vale a pena assistir esse vídeo de menos de 8 minutos para conhecer o trabalho dessa artista brasileira que como Lygia Clark e Hélio Oiticica foram precursores da arte contemporânea brasileira. Esse vídeo explica com um vocabulário muito simples e fácil de entender a importância do movimento neo-concreto brasileiro e sua evolução nas décadas seguintes e como ele se diferencia dos movimentos europeus. Chama a atenção a participação do público, ora vestindo obras, ora interagindo, ora “performando” ou fazendo parte das mesmas, em um jeito bem brasileiro de se expressar, com o toque.

Em 2012, Inhotim inaugurou seu pavilhão Lygia Pape onde a obra Ttéia  1C de 2002 reina sózinha em uma espaço arquitetônico de formas torcidas. Do lado de dentro em um ambiente praticamente negro fios dourados, que lembram teias, surgem conforme o movimento e a luz.

Assistam o vídeo e visitem Lygia Pape em Inhotim.

 

Vídeo – The Guardian, Adrian Searle, Lygia Pape

 

Enjoy!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s