Not Vital, o mais elegante dos artistas.

 

Nasceu em 1948, na região de Engadin, Sent na Suiça. As montanhas e as imensas paisagens brancas, cobertas de neve, sempre foram a maior fonte de inspiração de Vital. Para quem já foi para Saint Moritz e região sabe da beleza indescritível do lugar, em qualquer época do ano. Outra característica da região são espaços enormes com uma quantidade mínima de pessoas habitando a área e as famosas vaquinhas suiças.

A obra de Vital é muita branca, extremamente elegante e bastante inspirada em Brancusi, como ele mesmo afirma em uma de suas entrevistas, seu escultor predileto. Além de escultor, pintor, desenhista, filantropo, Vital é arquiteto-artista. Utliza materiais nobres como o mármore e o aço e está sempre re-criando a sua obra. Suas diversas casas/esculturas espalhadas por paisagens inóspitas como a Patagônia e Agadez, e vários projetos ainda não executados, privilegiam as vistas. O seu sonho é ter uma casa/escultura em cada continente para admirar as estrelas.

O famoso projeto Sunset House de Agadez, em Niger, foi feito de maneira que o espectador pudesse apreciar o fantástico por do sol africano e as estrelas, utilizando mão de obra  e materiais locais como o adobe. A casa/torre de 4 andares era a maior estrutura já construida na região. Outra casa foi esculpida em sua ilha na Patagônia Chilena, a casa NotOna. Essa ilha tem uma característica peculiar, além das rochas, árvores, ela esconde uma ilha de mármore. A casa novamente feita de adobe permite ao espectador apreciar a paisagem da Patagônia e suas diversas nuances de cores. As suas casas são verdadeiros monumentos em lugares onde não tinham monumentos.

A convivência em Agadez fez Vital pensar em um projeto para comunidade local. Assim construiu a Makaranta, uma escola em formato de pirâmide, onde os alunos sentam nos diversos degraus para assistir a aula ao ar livre. Na parte interna eles podem usar para atividades em dias de chuva, fazer as refeições ou dormir. Existe a lenda que  os tuaregues – os povos nômades da região, eram contra a escola porque acreditavam que se as crianças aprendessem a ler e a  matemática, não seriam mais capazes de ler as estrelas. Dessa maneira, o formato de escadaria, em estrutura de pirâmide criado por  Not Vital, proporcionava que os alunos pudessem aprender ao ar livre, seguindo os preceitos da cultura nômade e mesmo assim teriam um lugar centralizado para incentivar a educação. Em uma entrevista Not Vital explica que o custo de construir escolas seria muito maior e essa estrutura consegue atender até 450 estudantes. Not Vital conseguiu criar ao mesmo tempo um monumento e a maior sala de aula ao ar livre.

Vital é um nômade, em cada biografia ou entrevista encontrada, ele está vivendo em dois, três lugares diferentes. Entre eles Pequim onde a cena artística e convivência com Ai Wei Wei favorecem seu trabalho criativo. Agadez em Niger. New York onde começou sua carreira. Luca na Itália em busca das origens. No Lago General Carrera, na Patagonia Chilena. E mais recentemente no Rio de Janeiro. E sempre na sua cidade de origem, Sent.

Dessa sua passagem pelo Rio resultou em duas exposições no Brasil e na representação pela galeria Naria Roesler. A última exposição terminou ontem. Suas cabeças esculpidas em aço inoxidável e diversos desenhos faziam parte da mostra. Essas cabeças foram feitas na China, onde Vital encontrou mão de obra capaz de executar com maestria o que pretendia.

Em um artigo do crítico Andrew O´Hagan do NYT, ele descreve Vital com um dos maiores artistas contemporâneos, comparado a Picasso, Dalí, entre outros grandes. Andrew foi visitar Vital em Sent e conheceu seu jardim de esculturas, seu estúdio, sua fundação e teve o privilégio de passar alguns dias com esse grande artista, o que o tornou ainda mais entusiasta da obra de Vital. Em seu jardim em Sent visitou mais uma de suas casas, a Casa Invisível, projeto que desaparece na floresta suiça. Como diz Andrew, Vital enxerga o universo de sua maneira singular e de uma forma bastante elegante.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Not Vital, o mais elegante dos artistas.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s